-
Arquitetos: Design Center of Haoyuan Group
- Área: 500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Wenrui Ye, Rujia Lin, Jian Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos subúrbios de Guangzhou, há um complexo que cumpre funções relacionadas à saúde, turismo e arte, cobrindo uma área de 6.000 hectares, chamado Tian Ren Shan Shui Land Art Community. Uma edificação específica se faz necessária para que os idosos possam sentir o espírito da comunidade: resgatar o valor da vida. O volume deve ser estável o suficiente para se tornar um símbolo da comunidade, com uma forma fluida que emana vitalidade, um espaço tocante que evoca a vibração do coração.
O terreno escolhido para o projeto é um vale triangular de cerca de 1.000 metros quadrados. Cercado por estradas em três lados com uma diferença de altura significativa, sendo que uma das extremidades está próxima a um alto muro de contenção. A planta se adapta ao limite do terreno e, após recuar uniformemente no limite, cria uma planta trapezoidal de cerca de 500 metros quadrados. O espírito da edificação é recuperar a paixão pela vida, a mesma do filme <<Perfume de mulher>>, que conta a história de um militar cego que está prestes a desistir da vida e, por fim, reacende sua paixão acometida por um jovem o acompanhava. O projeto arquitetônico é inspirado na cena clássica do filme, um tango do protagonista em um restaurante: a elegância e a paixão da dança simbolizam o entusiasmo da vida.
A forma da edificação foi simplificada em duas linhas concisas: Uma linha reta marcante cria uma parede de 24 metros de altura. Uma curva suave e alongada gera a cobertura curvilínea que transita da horizontal para a vertical. A forma representa os elegantes dançarinos de tango. Combinada com a topografia da região, a forma arquitetônica simples coexiste harmoniosamente com as colinas e bosques circundantes, criando um impacto visual poderoso e confortável.
As paredes e a cobertura são feitas com concreto armado, um material simples e original que expressa a forma do volume. O processo das fôrmas para as coberturas hiperboloides e beirais gradientes foi um desafio. O projetista fornece um modelo tridimensional preciso e o construtor decompõe o modelo de construção em uma viga de suporte com escala apropriada, usa máquinas-ferramentas de molde CNC no local para processar e, finalmente, conclui as fôrmas hiperboloides perfeitas.
O espaço interior do volume consiste em paredes de concreto e uma cobertura. A luz do sol atinge diretamente o solo através de uma fenda de 24 metros de altura e cria uma atmosfera imponente e tranquila, como uma igreja gótica, mantendo as pessoas tranquilas, lendo e refletindo.